Coordenador : Alexandre Xavier Gomes de Araujo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394431.2206.295763.30082023
Departamento/Setor: MSM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo é composto por acadêmicos de todos os cursos da Universidade Federal Fluminense e outras instituições de Ensino Superior, com ênfase em cursos vinculados à Saúde Mental, como Medicina, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social.
Local de atuação: As aulas e discussões da Liga costumam ocorrer no prédio anexo da Faculdade de Medicina ou no campus Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói (RJ). As reuniões periódicas da diretoria ocorrem virtualmente através da Plataforma Google Meet. Outras atividades práticas poderão ser realizadas no Hospital Universitário Antônio Pedro associadas ao serviço de psiquiatria além de outros dispositivos como campos de estágio, a depender da situação atual de saúde pública e retomada dos campos de atividade presencial.
Objetivo
A LiPsi tem como finalidade mobilizar estudantes universitários e a sociedade em geral em prol do desenvolvimento, promoção e difusão dos estudos em Saúde Mental e Psiquiatria, contribuindo para formação acadêmica dos alunos da Universidade Federal Fluminense, além de educar a população em geral a respeito das questões de saúde mental, diminuindo assim o seu preconceito e estigmas destes pacientes, e facilitando o seu tratamento e seu processo de inserção social e cidadania, estimulando estratégias coletivas de abordagem ao sofrimento psíquico.
Resumo
A Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Mental e Psiquiatria (LiPsi) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense é uma entidade autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos e sem fins lucrativos. Sua finalidade é mobilizar estudantes universitários e a sociedade em prol do desenvolvimento, promoção e difusão dos estudos em Saúde Mental e Psiquiatria. Visando esses objetivos, basear-se-á em três frentes, denominadas: Ensino – promoção e difusão dos estudos em Saúde Mental e Psiquiatria; Pesquisa – promoção de cursos, reuniões científicas, levantamento de dados, elaboração de trabalhos científicos;Extensão – proporcionar aos integrantes da Liga a oportunidade de estágio na Rede de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, bem como as atividades relacionadas junto à comunidade. Encontra-se aberta a possíveis filiações, parcerias e/ou patrocínios; será composta por acadêmicos de todos os cursos da Universidade Federal Fluminense, estando aberta também a alunos interessados das demais Universidades. A LiPsi terá o poder de excluir os membros que não se adequarem à suas propostas. Receberão certificados de participação os membros que completarem o mínimo de 01 (um) ano letivo de participação com, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência, tendo cumprido suas obrigações como membro.